Resenha | O Violino Escarlate – Camila Dornas

O Violino Escarlate conta a história de Maya, uma mulher que sofreu por um casamento abusivo e agora sofre pela perda da sua vó Rosa, uma das mulheres mais importantes da sua vida.

Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo.

No dia do seu velório – uma grande celebração da vida para se igualar a energia de Rosa – ela descobre um violino tão lindo que parece mágico. Maya não toca faz tempo por conta das cicatrizes do último relacionamento, mas o violino escarlate a chama. E ela atende seu chamado.

E aí algo impressionante acontece.

Nisso a vida regrada, rotineira e controlada de Maya vira de cabeça pra baixo quando ela precisa ir ao México descobrir quem é o dono do violino e cumprir uma missão importante.

Apenas aqueles que se atrevem conquistam coisas verdadeiramente extraordinárias.

Meus amigos, que livro.

Pra mim, a música já é mágica por si. Tem o efeito de curar e eu nunca vou deixar de acreditar nisso. Mas quando uma autora vem e literalmente transforma um instrumento em objeto de cura, é sem condições.

Maya foi extremamente machucada e isso fez com que ela erguesse uma barreira de proteção que poucos compreendem. Ela não acredita em quase nada, só no controle da vida – já que ela o perdeu por um tempo. Ela acredita na sua mãe e acreditava na vó, duas mulheres livres e felizes. E isso é o que faz ela entrar nessa jornada de cura que inclui uma viagem que ela nunca faria, uma história completamente fora da caixinha com uma pousada e um cara lindo e chato em um avião.

Estamos todos um pouco quebrados, querida. Mas às vezes, encontramos alguém cujos cacos se encaixam nos nossos. Alguém disposto a segurar sua mão enquanto você os reconstrói.

Queria deixar registrado que o Diego pode contar comigo para tudinho.

O Violino Escarlate tem alguns gatilhos, como violência doméstica e relacionamento abusivo. Os dois são tratados com muito cuidado e de uma maneira bem crua, que obviamente é injusta porque nosso sistema judiciário protege mais agressores que vítimas.

Essa história é de prender o leitor através de paisagens lindas e dolorosas. O livro traz dois tempos narrativos, um no passado que Rosa narra, onde conhecemos sua história como uma jornalista bem livre e a história de Maya no presente, tentando descobrir mais dessa parte que a vó manteve em segredo por toda a vida.

Amor de verdade, do tipo que muda seu mundo, é um risco. Se você abre seu coração, está deixando-o vulnerável e pode tê-lo partido. Mas amar de verdade e com todo o coração vale a pena. Cada segundo.

São duas jornadas diferentes através dos mesmos caminhos. Em uma, a elevação ao céu e uma queda brusca. Em outra, alguém que precisava ser levada ao céu pra lembrar da capacidade de voar.

Um livro muito bonito. Nos últimos capítulos eu só sabia chorar. Camila escreve com fluidez e coloca os pingos nos i, apesar de fazer isso enquanto bebe nossas lágrimas.

O livro tá disponível pra compra no Kindle e também tem no Kindle Unlimited. E você pode adquirir aqui.

Ana Gabriela

Um comentário em “Resenha | O Violino Escarlate – Camila Dornas

  1. Eu beber lágrimas de leitores? Claro! Haha
    Obrigada pela resenha maravilhosa, sua linda! Fico tão feliz que tenha gostado da história. 🥰

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo