escreve,  sobre a vida

Por que a educação importa?

Eu não sei como nós, como sociedade, paramos de simplesmente aceitar que a educação é importante para chegarmos ao ponto de ser NECESSÁRIO escrever, falar e até protestar a importância da educação.

Em um discurso feito em uma formatura, o ex-presidente Barack Obama, fala sobre a ignorância não ser uma virtude, nem na política e muito menos na vida.

Na política e na vida, a ignorância não é uma virtude. Não é legal não saber do que você está falando. Não é ‘manter a real’ ou agir como se fosse bom ser assim. Isso não é desafiar o politicamente correto. É apenas não saber do que você está falando.

Barack Obama

As pessoas ainda acreditam que se manter neutro ou tapar os olhos diante das crises – políticas ou não – que existem ao seu redor são um bom posicionamento.

Não são.

Estamos vendo estudantes, professores e cidadãos que acreditam na educação como um caminho para um futuro melhor – ou menos ruim – protestarem para não perderem os meios de alcançarem a educação.

É na educação que se cria pensamento crítico, é na educação que você sai da sua bolha social, seja ela qual for. É na educação, que garotas e garotos na África estão saindo da linha da pobreza e descobrindo que o mundo é maior. É com a educação que você percebe seus privilégios e os usa de forma que não seja só você que os tenha. É pela educação que se cria indivíduos influentes, que geram mudança ao seu redor e na sua comunidade.

A ignorância só é uma benção se você prefere ser levado pela massa, por aquilo que as outras pessoas dizem, sem questionar e sem reclamar. A educação te liberta de ser prisioneiro da manipulação alheia. Pense por você. Tenha suas próprias conclusões.

Meghan, duquesa de Sussex, falou sobre a importância da educação para garotas em específico. (O painel discutia sobre educação em lugares como a África, onde as condições são precárias e o patriarcado ainda é o único modo de pensar).

“Não é apenas sobre garotas indo a escola e virando mulheres inteligentes, é saber que essas garotas inteligentes se tornarão mulheres influentes que vão acabar mudando o mundo para melhor.”

Meghan

Garotas e garotos que vão para a escola, homens e mulheres, que não importando a condição social estão inseridas no ambiente acadêmico, possuem potencial para serem alguém que vão gerar mudança. Conhecimento é poder. E só existirá poder se houver educação.

Protestar por educação não deveria existir nessa altura do campeonato, mas infelizmente essa é a realidade. Ao mesmo tempo que é triste ver o país nessa situação, também traz uma faísca de esperança: os jovens e adultos que correm atrás daquilo que eles acham que pode ser tirado de nós. Aqui não. Ainda temos – muitas – pessoas que sabem que a ignorância não é uma virtude. As pessoas que sabem que a educação é o único caminho para que esse tipo de coisa não ocorra no futuro.

Os cidadãos que aprenderam com livros de história e enxergam os erros do passado sabendo que é inadimissivel os repetir.

Se eduque, entenda que conhecimento não deveria ter lado político. Educação é direito, é responsabilidade dos governantes que ela chegue a todos. Não seja massa de manobra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *