Eneagrama | Conheça os Tipos

Vou começar uma série de posts aqui e no Instagram sobre essa ferramenta maravilhosa que é o Eneagrama. Autoconhecimento nunca é demais e ajuda a gente e quem tá ao nosso redor.

O Eneagrama divide as pessoas em 9 tipos, evitando focar em comportamentos, mas sim, explicar o “por que” da nossa visão do mundo. Uma maneira “simples” (sem recorrer a testes) de descobrir seu tipo é ler sobre, e pra aquele ser o seu tipo, você precisa se identificar com a motivação, vício emocional e medo do número.

Nesse post de “conheça seu tipo, foquei nas partes importantes de cada número, incluindo a parte negativa deles. Então, se doer, tá certo.

Motivação: sua visão de mundo tem a ver com isso, o seu “por que”.

Distorção tem a ver com o seu “por que” quando você não está em um bom nível de desenvolvimento do seu número. Você literalmente distorce a sua motivação, que é benigna, para se encaixar no seu comportamento negativo.

Sinal de alerta é bem auto explicativo, como você pode começar a se comportar quando não está bem.

X Não Desenvolvido: no eneagrama, cada tipo tem níveis de desenvolvimento e nesse nível, a pessoa tem comportamento “nocivos” não só em relação a si, mas aos outros.

Desintegração tem a ver com as características negativas de um outro número do eneagrama que você puxa quando está em momentos de estresse.

Em breve vou falar sobre as asas, subtipos e até umas dicas de desenvolvimento, caso você se encontre no ponto “não desenvolvido” do seu tipo. Esse é o lado bom do eneagrama, todo mundo tem algo pra evoluir.

E não usa o Eneagrama de desculpa hein.


Ana Gabriela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo