Ela é mulher

“Alguma coisa dentro de mim se acendeu internamente. Ninguém tinha me dito que aquilo [uma propaganda machista] era errado, mas eu sabia que era errado. E aquilo virou meu compasso moral enquanto eu crescia desde os 11 anos de idade sabendo que eu podia mudar aquela situação por colocar as coisas em uma carta. […] Se as coisas são erradas e existe uma falta de justiça e existe desigualdade, então alguém precisa dizer algo, por quê não eu?” 

Meghan Markle

Ela é irmã,

tia,

avó,

esposa,

namorada,

companheira,

filha,

mãe.

Mas esquecem que antes de tudo isso ela é mulher. É isso que faz dela alguém. Ter um dos títulos acima não a faz mais ou menos mulher.

Ela é mulher quando cuida de uma família, logo depois de uma jornada de trabalho; ela é mulher quando sai todo dia pela manhã para trabalhar; ela é mulher quando saí para estudar ou quando fica em casa sendo “do lar”. Ela é mulher quando andando na rua ouve assobios e “elogios” (ASSÉDIO) que nunca pediu e se reclama é mal agradecida. Ela é mulher quando aguenta salários mais baixos e falta de respeito no ambiente de trabalho. Ela é mulher quando seu companheiro decide que ela não deve usar isso e aquilo ou ter amigos. Ela é mulher quando se sente desconfortável em sua própria pele de mulher.

Ser mulher é aguentar. Aguentar ver todos os dias milhares de notícias sobre feminicídios, agressões, estupros de outras mulheres e ter um pensamento instalado dentro de si desde muito nova que aquela é a sua realidade. Ela deve se proteger. A mulher não é respeitada. E quando respeitada, é por ser mãe, irmã, esposa de algum homem. Até pra merecer respeito a mulher é diminuída.

Naquele momento, os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que queres saber?” ou: “Por que estás conversando com ela?” Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?” Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: “Ele me disse tudo o que tenho feito”.

João 4:27-29,39

Todo dia 8 de março são milhares de mensagens sobre o valor da mulher, mas quando o relógio bate meia-noite isso vira pó. Até quando? Quando a sociedade vai se levantar e perceber que todo mundo tem uma parcela de culpa em como a mulher é vista? Suas palavras, ações e até falta de ação podem estar enraizando cada vez mais a visão machista que se instalou séculos atrás. Quando nossas mentes vão se abrir pra vermos que a mulher precisa de mais? Quando as mensagens de felicitações no dia da mulher vão deixar de ser vazias para cumprir a agenda de “cidadão de bem”? Quando você vai decidir fazer mais?

Até quando ela só vai ser mais mulher se preencher os requisitos patriarcais?

E a você, Mulher, que sua luta continue. Que você tenha sororidade, que seu coração esteja sempre com outras mulheres. Que as pessoas ao seu redor reconheçam a sua luta e te ajudem a se fortalecer. Que você saiba que você é empoderada e pode gerar mudança. Que você seja valorizada por ser mulher.

A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me!” Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E, naquele mesmo instante, a sua filha foi curada.

Mateus 15:25-28 (Essa mulher literalmente questionou e reformulou o que Jesus tinha dito, Ele a ouviu e compreendeu)

Que sua chama não se apague e sempre te faça resistir e vencer.

Você é mulher, mais valorosa que todos os rubis. Jesus te empoderou com o Espírito Santo, você é imagem e semelhança de Deus!

“Feminismo não é sobre fazer das mulheres mais fortes. Elas já são fortes. É sobre mudar o jeito como o mundo percebe essa força.” 

G. D. Anderson

“Dizem que garotas com sonhos se tornam mulheres de visão. Que nós possamos nos empoderar para carregarmos essa visão porque não é o suficiente falar sobre igualdade. Temos que acreditar. E não é suficiente acreditar nisso, é preciso trabalhar por isso. Vamos trabalhar, juntos, começando agora.” 

Meghan Markle

“Nenhum país pode realmente florescer se sufoca o potencial das mulheres e se priva da contribuição da metade da sua população.” 

Michelle Obama

Ana Gabriela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo